Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Banco prorroga Programa Piloto de Trabalho Híbrido

VÍNCULO 1587 – A Diretoria Executiva do BNDES informou nesta quinta-feira (28) que, considerando a proximidade do término do Programa Piloto de Trabalho Híbrido, em 05/04/2024, deliberou sobre a sua prorrogação até o ingresso de novos(as) empregados(as) mediante seleção pública de pessoal, observadas as seguintes condições:

“a) extinção do Programa Piloto de Trabalho Híbrido da Área de Tecnologia da Informação, concedendo-se prazo de transição para migração para o modelo geral detalhado abaixo;

b) prorrogação do Modelo PcD de Trabalho Híbrido; e

c) prorrogação do Modelo de Trabalho Híbrido aprovado para os(as) estagiários.

O prazo de transição para migração ao modelo geral pelos(as) empregados(as) da ATI que faziam uso de regime diferenciado de trabalho híbrido, conforme autorizava a IS DIR1 nº 08/2023-BNDES, será de 30 (trinta) dias, contado a partir de 06/04/2024.

Por fim, foram mantidas as Diretrizes Gerais para o Programa:

1. dia de trabalho presencial obrigatório às quintas-feiras;

2.  não cumulatividade de segunda e sexta-feira como dias de trabalho remoto;

3.  não alteração do dia de trabalho remoto em função de feriado; e 

4. necessidade de prévia combinação com gestor(a) imediato(a) e ciência ao(à) Chefe de Departamento e ao(à) Superintendente no caso de flexibilização dos dias de remoto dentro da mesma semana.

Além dessas condições gerais, cada diretor(a) poderá acordar condições específicas com suas respectivas Áreas.”

Comunicado da Comissão dos Empregados sobre o Trabalho Híbrido e o Acordo de Jornada de Trabalho no BNDES

Foi divulgado na quarta-feira (27) um Comunicado da Comissão dos Empregados em relação à negociação do Acordo Coletivo da Jornada de Trabalho. Confira a seguir: 

1. A principal demanda para o Acordo de Jornada de Trabalho (AJT) apresentada pelos empregados do BNDES na Assembleia Geral Extraordinária de 28/06/2023 foi a regulamentação do Trabalho Híbrido.

Após sua aprovação na AGE, a Comissão dos Empregados enviou para o BNDES a proposta relativa ao AJT. Contudo, a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2023 tornou difícil o avanço da negociação do Acordo de Jornada.

Em 30 de junho de 2023, a Comissão de Negociação das Empresas do Sistema BNDES informou que o AJT 2021-2023 seria prorrogado até o final das negociações do ACT, “mantendo-se vigentes as exatas condições estabelecidas em suas cláusulas”.

A Administração à época também argumentou que antes da conclusão do piloto não estaria pronta para fazer discussões sobre o Trabalho Híbrido. A Comissão dos Empregados compreendeu o argumento do Banco.

2. Em 4 de março de 2024, por iniciativa da Comissão dos Empregados, retomamos a negociação do AJT. Realizamos, até agora, duas reuniões de negociação. Conversamos também sobre o tema com a diretora de RH e com o superintendente de TI.

3. O piloto do Trabalho Híbrido está vencendo em 5 de abril. Durante a negociação, deixamos claro para a Administração que esse piloto deveria ser estendido por um período de pelo menos um mês para que possamos discutir, de maneira adequada, a nova proposta de Trabalho Híbrido. Ainda não nos foi apresentado nem mesmo o diagnóstico sobre o piloto ainda em vigor.

Alterar o híbrido, no meio da discussão do AJT, sem nenhuma discussão com os representantes dos empregados, seria um erro grave – não condizente com os compromissos com o diálogo na Casa que vêm sendo reiterados pela atual Administração. Os representantes do Banco sinalizaram que compreendem nossa demanda.

4. Com base nas conversas que tivemos, defendemos que a experiência do Trabalho Híbrido no BNDES é bem sucedida – e que pode e deve avançar em benefício do corpo funcional e da instituição.

Sobre a experiência específica na ATI, pretendemos realizar mais conversas com os executivos e os empregados. Entendemos que se trata de um experimento que atingiu um número pequeno de funcionários, mas registramos que o que soubemos até o momento parece muito interessante. O Trabalho Híbrido deveria avançar e não recuar no Banco!

5. No nosso entendimento, se o modelo do híbrido não for completamente regulamentado dentro do novo AJT, pelo menos alguns de seus parâmetros mais fundamentais – como o mínimo de dias remotos por semana – deveriam ser fixados.

Somos sensíveis às preocupações administrativas, no que se refere a treinamento, ambiente e produtividade do trabalho. A defesa do BNDES como instituição de excelência é compromisso também de seus empregados, mas precisamos apreciar diagnósticos embasados. Tivemos que arrancar no último AJT, com a Administração anterior, o compromisso de introdução do trabalho híbrido. Não aceitamos à época argumentos vagos, moralistas e preconceituosos sobre o trabalho remoto – e não aceitaremos agora.

6. Até o momento, não vislumbramos a impossibilidade de alcançarmos um entendimento com a atual Administração, mas precisamos de tempo para chegar lá.

7. Tudo o que a Associação comunica aos empregados é pensado, pesquisado e discutido. Divulgação de boatos, difusão de pânico, são contraprodutivos aos interesses coletivos e à estratégia negocial. Passamos por anos de negociações dificílimas mantendo basicamente inalterada nossa estrutura de benefícios e garantias que, ao nosso ver, são fundamentais para o BNDES continuar sendo a instituição de excelência que é.

Reformamos nossa previdência, mantivemos a estabilidade, garantimos um plano de saúde sem ônus, recebemos reajustes salariais todos os anos, preservamos a estrutura da AFBNDES. Tudo isso em meio a um dos maiores ataques institucionais que uma instituição pública já sofreu. Nada disso teria sido possível sem a unidade dos benedenses. Os empregados do BNDES aprenderam muito nesse período. Confiamos nisso. Temos convicção de que chegaremos dessa forma a um bom termo na negociação do AJT e do Trabalho Híbrido no Banco.

Comissão de Negociação dos Empregados do BNDES/Contraf-CUT/Seeb-Rio/AFBNDES/AFFINAME/AFBNDESPAR

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×