Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Podcast ‘Missão Desenvolvimento’, produzido pela AFBNDES, chega ao episódio 100

VÍNCULO 1587 – O que temos para aprender com a história do desenvolvimento brasileiro? Como esta história se relaciona com os países vizinhos na América Latina? O que podemos aprender com o impressionante desenvolvimento econômico de países asiáticos, em particular com o desenvolvimento da China?

Estas e outras reflexões integram temas abordados pelo podcast Missão Desenvolvimento desde março de 2021, quando o programa foi ao ar pela primeira vez a partir de uma iniciativa da AFBNDES, com apresentação do economista Paulo Gala.

Pois nesta quarta-feira (27) foi ao ar uma edição especial alusiva ao 100º episódio do podcast, com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a condução do presidente da AFBNDES, Arthur Koblitz, que lembrou que a celebração acontece no ano em que a entidade comemora 70 anos.  

Na entrevista, Mercadante reforça a relevância do papel do BNDES para o desenvolvimento do país e, para isso, destaca a importância da aprovação imediata de um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional, que prevê mais recursos para o Banco, como, por exemplo, para o do Fundo Clima. O presidente do BNDES também declarou no podcast que pretende conduzir o Banco para uma participação no PIB de 2% (patamar de 2008/09), dobrando, portanto, o tamanho da instituição em quatro anos.

A concepção de que o BNDES “prejudica” o mercado de capitais também é refutada por Mercadante, que cita, como exemplo, o caso “Lojas Americanas”, que paralisou o mercado de crédito, com os bancos perdendo aproximadamente R$ 23 bilhões. Na contramão do medo, o BNDES movimentou-se para manter o crédito ativo ao mercado.

Mercadante exalta o funcionalismo do BNDES e diz não haver em nenhuma outra instituição no país tantos mestres e doutores reunidos e profissionais e técnicos qualificados.

Clique no link e confira o episódio completo no canal do programa no YouTube: https://youtu.be/L1tWGtG7JRo

Desde o primeiro episódio, o podcast Missão e Desenvolvimento tem tido como principal motivação focar em estratégias de desenvolvimento que busquem um projeto nacional. “O Brasil é um país altamente desigual, mas também um país que ficou para trás. Nesse sentido, o podcast Missão Desenvolvimento visa contribuir para que o debate público avance na direção de duas frentes: na defesa da justiça social e na retomada de uma economia dinâmica, geradora de oportunidade e prosperidade. Uma economia que valoriza seus recursos naturais e não induz a uma exploração imediatista”, ressaltam os integrantes do conselho editorial do programa.

Ao longo dos episódios, o podcast tem discutido o desenvolvimento econômico com a perspectiva de missão: “A gente quer destacar que o desenvolvimento econômico, em seu sentido mais amplo, envolve questões sociais e ambientais, e requer muito mais do que uma simples ação do mercado. É uma missão que envolve a sociedade como um todo”, diz o apresentador Paulo Gala.

O podcast tem abordado experiências do Brasil, América Latina e do mundo, “pois não dá para pensar o desenvolvimento brasileiro fora do contexto latino-americano e mundial”, destaca Gala. Outra perspectiva relevante é mostrar “a importância da ação do Estado articulando a iniciativa privada, ou seja, como facilitador do desenvolvimento econômico, como força necessária para que a missão do desenvolvimento seja bem-sucedida”.

► Um pouco de história…

Podcast Missão Desenvolvimento completa dois anos

Ainda sobre os 2 anos do podcast Missão Desenvolvimento

Associação dos
Funcionários do BNDES

Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170

E-mail: afbndes@afbndes.org.br | Telefone: 0800 232 6337

Av. República do Chile 100, subsolo 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-917
E-mail: afbndes@afbndes.org.br
Telefone: 0800 232 6337

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: AFBNDES

×